segunda-feira, 22 de março de 2010

aula 1 de embrio

Aula 1

Embriologia responde para anatomia como que as estruturas se dispõem e como elas chegaram lá.

Embriologia é o que acontece com a criança desde a barriga da mãe. Acontece até depois do nascimento, chamado de anatomia evolutiva. O corpo humana meda muita e se adepta a novas funções. Os alvéolos pulmonares se desenvolvem até os 8 anos de idade, isso mostra que a embriologia acontece do lado de fora. O interesse do curso é a embriologia intra-uterina.

A partir de um ovo unicelular há diferenciação das células até a formação do embrião. Esse ovo vai caminhando da tuba uterina até o útero aonde vai se fixar.

O desenvolvimento e o crescimento é um processo continuo desde o momento da união do espermatozóide com o óvulo até a morte.

Há mudanças sucessivas que tornam o zigoto unicelular em um ser humano com muitas células.

O estudo chama-se embriologia, mas existe um nome mais apropriado que é a biologia do desenvolvimento, que diz respeito ao embrião e ao feto.

Células germinativas que se diferenciam em gametas, as espermatogonias e ovogonias que possuem 23 cromossos cada (haplóide). Esses pares vão formar células diplóides 46 cromossomos. Essa gametogêneses é o processo pelo qual células da linhagem germinativa sofrem divisões, meiose, originando células com metade dos cromossomos, são os espermatófitos II e ovócitos II.

No homem, a formação dos espermatozóides tem lugar nos túbulos seminíferos a partir da puberdade. Antes da puberdade não tem espermatozóide. Já na mulher os ovócitos II são produzidos desde a vida fetal, mas somente na puberdade se tornam maduros, e de mês em mês com a ação de hormônios acontece a ovulação. Após a ovulação a hipófise envia uma série de hormônios que prepara a camada interna do útero a mucosa do endométrio, ela cresce e fica cheia de glicogênio de plasma e fica a espera do ovo. O ovulo fecundado se alinha no útero para ocorrer a implantação. Caso o ovulo não seja fecundado há o descolamento da mucosa do útero e ocorre a menstruação.

A fecundação é a união do espermatozóide com o ovulo que acontece no terço distal da tuba uterina. Há a fusão dos gametas masculinos e femininos e forma uma célula única, o ovo diplóide com 46 cromossomos.

Os espermatozóide ficam ao redor do ovulo até que um desses consiga penetrar. Apenas um adentra e acredita-se que seja o mais forte e mais rápido já que os outros ficam ajudando com enzimas para perfurar a carapaça do ovulo.

Na parte anterior do espermatozóide, o acrossoma, há uma membrana que libere as enzimas para ajudar a penetração da corona radiata do ovulo, a primeira camada. A segunda camada, zona pelúcida também sofre ação das enzimas. Ao atravessar as duas camadas instala-se no interior do útero e está feio a fecundação. É uma vitória de um espermatozóide em meio a 500 milhões de competidores.

A fecundação é o inicio do desenvolvimento embrionário. Permite o restabelecimento da célula diplóide, favorece a hereditariedade trazendo informação genética da mãe e do pai, marca o inicio da clivagem, ou seja, o momento de divisão celular.

A tuba uterina chega ao ovário por mecanismo de quimiotropismo, e capta o ovulo que cai na luz da tuba. Se houver fecundação forma-se o ovo de uma célula e vai caminhando no sentido medial por movimentos peristálticos e começa se dividir em 4, 8 16 células. Quando atinge 16 células, pela semelhança com a amora, deu-se o nome de mórula. É possível que haja variação desse número, mas por medidas didáticas 16 é o numero padrão.

Anexo:

Ovo 12 horas depois da fecundação

Embrião de 2 céluas- 24 horas

Embrião de 4 células- 45

Mórula -96 horas

Blastocisto – 120 horas

Blastocisto colado ao útero- 144 horas

A medida que esse ovulo se multiplica e transita pela tuba, sofre a clivagem, as células que sofrem clivagem são chamados de blastômeros.

Em seguida da mórula, todas as células centrais começam a se agrupar em um certo ponto, deixando um espaço vazio que é preenchido com um liquido. Essas células agrupadas recebe o nome de blastocisto. Esse montinho de células agrupadas será o embrião. Ao se estabelecer no útero, se acomoda na parede do útero, chama-se nidação o processo de união ao útero.

No fim da 1 semana começa a se implantar no útero e no fim da 2 semana, já está completamente implantado, com ajuda da mucosa do endométrio. O agrupamento de células sofre diferenciação e as células perto da cavidade são chamadas de hipoblasto, e as afastadas da cavidade são as epiblasto. As células que ficam de fora e formam o cisto são os trofoblastos. A parte do agrupamento de células se une à parede e as células do trofoblasto produzem células pra dentro da parede que servem de raiz, essas células são denominadas sinciciotrofoblasto. O sinciciotrofoblasto será a placenta. Essas células vão penetrando cada vez mais e dando volta na parede do útero e começa a se transformar em pequenos vasos capilares, que será o primeiro momento da circulação ectoplacentária. Nesse momento aquele agrupamento de células começam a se alinhar e oraganizar em uma camada única central. Abre-se, portanto, outra cavidade superior e conceitua-se esse momento como embrião bilaminar. Uma das laminas que era a epiblasto passa a ser a ectoderma e outra que era o hipoblasto passa a ser a endoderma. Uma ilustração que representa a forma que alcançamos nessa etapa é quando pegamos duas bolas de plástico e sobrepomos uma sobre a outra. A bola de cima representa a cavidade amniótica, a bola de baixo representa a cavidade vitelina e as bases que se encontram é o disco bilaminar. A cavidade amniótica é o popular bolsa d’água que rompe quando o bebê vai nascer. A cavidade vitelina em alguns animais serve pra alimentar o feto.

Implantação ectópica:

O trajeto do óvulo, por algum motivo qualquer, toma direção que não a habitual. Exemplo é a gravidez tubária. Em quase todos o casos a operação deve ser imediata.

Outro exemplo é a de placenta previa em que a implantação é tardia e a solução será fazer cesaria.

Revisão:

4/5 dia: a zona pelucida de proteção do óvulo desaparece.

6 dia já é blatocisto e adere a mucosa do útero

7 dia começa a penetrar no endométrio com os sinciciotrofoblasto

7/8 dia trofoblasto diferencia em sinciotrofoblasto

8 dia começa as lacunas de sangue que formarão os capilares.

9/10 dia o blastocisto se situa abaxio do epitélio

10/11 dia formam-se as redes de lacunas

11/12 diacomeça a circulação útero placentária

12/13 dia- reconstituição do espitelio, após a implantação da blastocisto, a massa celular se diferencia em duas e forma o disco bilaminar.

Indução

Tecidos vizinhos ao se formarem ajudam a definir as células periféricas que ainda não se definiram. Exemplo que nos mostra uma falha desse processo é o anencéfalo. Os hemisférios cerebrasi não se desenvolvem e não ajuda a definir as células da meninge, nem do tecido que forma o crânio e a pele.

Um comentário:

  1. existe possibilidade de uma gravidez aturar 12 meses? na hipoteze de que durante a gestação inicial o feto estava colado ao utero? se sim pq fatores isto ocorre?
    se puder responder tbm pelo meu email

    adriana@raulrockclub.com.br

    ResponderExcluir