segunda-feira, 22 de março de 2010

aula de gastro(glandulas secretoras)

Glândulas secretoras -> enzimas digestivas

Glândulas mucosas -> muco – lubrificar e proteger do trato gastrointestinal

Característica da secreção gástrica.

Glândulas oxínticas secretam ác.cloridrico, pepsinogênio, fatores intrínsecos e muco. Situa-se no corpo e no fundo gástrico.

Glândulas pilóricas secretam muco para proteger da acidez estomacal e gastrina. Situa-se no antro.

Secreção da glândula oxintica

Células mucosas do pescoço da glândula- produzem muco

Células pépticas – produzem pepsinogênio

Células parietais – produzem ác. Clorídrico e fatores intrínsecos

Mecanismo básico para secreção de ác. Clorídrico.

  1. íon cloreto passa do citoplasma para o lúmen do canalículo por transporte ativo. Da mesma forma os íons sódios gastam energia para irem do lúmen para o citoplasma. Esses dois efeitos criam um potencial de 40~70 mV no canalículo que com a difusão de K+ e de Na+ para dentro do canalículo formando KCl e Na Cl.
  2. A água no citoplasma dissocia-se.São transportador ativamente para o canalículo em troca de íons potássio por meio da ATPase. O Na+ é o reabsorvido fora do lúmen o H+ toma o lugar esse liga aos Cl- formando HCl. O HCl é então secretado para exterior da célula através da abertura do canalículo.
  3. Os íons hidroxil da segunda etapa proveniente da dissociação da água se liga ao CO2 proveniente do metabolsimo formando dicarbonato de sódio. Este se difundem para o líquido extracelular no lugar do Cl- que entra na célula pelo líquido extracelular.

Secreção e ativação do pepsinogênio

O pepsinogenio precisa do HCl para se tomam a pepsina ativa e ajudar na digestão da proteína pH ótimo entre 1,8 e 3,5. secretado pelas céls pépticas.

Secreção do fator intrínseco

Secreta pelas células parietais da glândula o fatos intrínseco juntamente com HCl são fundamentais na absorção de vit.B12. Quando as células parietais são destruídas além da acloridria forma-se a anemia perniciosa já que as hemácias não atingem a maturação sem o a vit.b12.

Glândula pilórica contem pouco cel péptica e zero parietal.

Secreção de muco e gastrina

Tem uma grande quantidade de células mucosas que secretam uma pequena quantidade de pepsinogenio e grande quantidade de muco que auxilia a lubrificação e proteção da mucosa. Também libera o hormônio gastrina que tem o papel importante na secreção gástrica.

Células mucosas superficiais

Ficam entre as glândulas e produz um muco viscoso que tem propriedade alcalina. É estimulado pela acidez do estomago e serve como uma barreira de preteção.

A secreção do HCl é mediado por sinais endócrinos e nervosos. As células enterocromafins(ECL) que produz histamina.

A taxa de secreção do HCl está diretamente ligado com as taxas de histamina liberada pelas ECL. A ECL pode secretar histamina de diversas maneiras.

1- secreção de gastrina

O hormônio gastrina é secretado pela célula G na glândula pilórica. Há duas formas: gastrina-34 (34 aminoacidos) e gastrina-17 ( 17 aminoacidos). Carnes e alimentos protéicos possuem proteínas que estimulam a células G a produzirem hormônio gastrina, sendo liberadas no estomago com o suco digestivo. A mistura do suco com a gastrina é transportada para ECL que liberam histamina e estimula a secreção de HCl nas células axinticas.

2- Secreção do pepsinogenio

As células pépticas são estimuladas pela acetilcolina liberadas pelo plexo mioenterico e estimulação pelo HCl. A taxa de pepsinogenio é influenciada pelas taxas de ácido estomacal.

Fases da secreção gástrica( cefálica, gástrica, intestinal)

Fase cefálica – começa antes do alimento chegar no estomago. A visão, odor, lembrança ou sabor do alimento estimula a secreção gástrica. Sinais neurogênicos originam-se no Cortez cerebral e os centros de apetite de amígdala e do hipotálamo através do nervo vago até o estomago.

Fase gástrica- Quando o alimento entra no estomago excita:

- reflexos vasovagais longos do estomago para o cérebro e do cérebro para o estomago.

- reflexos entéricos locais

- o mecanismo da gastrina

Levando à secreçãp do suco gástrico durante várias horas. Essa fase de maior secreção gástrica.

Fase intestinal

A presença de alimento no intestino delgado( duodeno ) leva a secreção estomacal em pequenas quantidades.

A inibição da secreção gástrica intestinal pode se dar por motivos:

- de o alimento no intestino delgado iniciar um refluxo entérico reverso que é pela distensão da parede do intestino, acidez, hidrolise de proteínas ou inibição da mucosa.

- ácidos, gordura, proteínas, liquido hipo/hipertônico e fatores irritantes do intestino.

A somatostatina é responsável pela diminuição da motilidade gástrica. É liberada com os efeitos enterogastricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário