segunda-feira, 22 de março de 2010

aula 3 de embrio

Aula 3

No final da 8 semana o periodo embrional termina por volta do 60 dia. Nesse momento a placa de 3 folhetos começa a se dobrar nas laterais (latero-lateralmente). Os folhetos se dobram, se fecham e torna um cilindro maciço, isso se chama delimitação. Nesse momento o embrião virou feto.

Tudo que acontecer no período embrionário, geneticamente transmitido, como está sendo formado o corpo, serão anomalias externas, chama monstruosidade.Quando começa o período fetal, os problemas serão do lado de dentro, chama se malformação.

O período embrionário é o período chamado de organogense (origem dos futuros órgãos). Período da morfogênese( período da formação). Começa a estabelecer os principais órgãos dos sistemas, a função é mínima.

O mesoderma intermediário vai formar os rins, mas ainda não tem função.

O período fetal que se inicia com a delimitação, fim da 8 semana quando o embrião se dobra latero-lateralmente e crânio-caudalmente. Um disco de 3 camadas passa a ser uma estrutura tridimencional. É um período de crescimento, quando as estruturas começam a crescer e amadurecer, ganhando funções para que o recém nascido possa viver sozinho.

A função vai se aperfeiçoando a medida que o tempo se passa para o nascimento do RN. Se delineia o coração, os rins. O sistema nervoso é excipiente, mas já começa a mielinização dos nervosos para que possa haver impulso nervoso.

Período embrionário- 3semana ~8 semana.

Período fetal- 8 semana – crescimento e amadurecimento

Delimitação: quando o embrião vira feto.

Crescimento e desenvolvimento. Crescimento( tamanho) é mensurável, desenvolvimento ( adquirir funções). Mecanismos para que o feta possa viver sozinho.

Período pós-natal. Continuação da embriologia. Anatomia evolutiva.

Os primeiros 60 dias: embrionário

Depois é período fetal.

É um período de transição.

O notocorda estimula a ecoderma que começa a ficar espessa. Essa parte chama-se placa neural. Despois vira um sulco neural. Em seguida o notocorda começa a forma em torno dele uma vértebra, pedículo, processo transverso e lamina. A lamina espreme o sulco que vira um goteira neural. A lamina fecha-se para formar uma espinha e a goteira vira um tubo neural. A lamina consegue separar o tubo neural do ectoderma.

Isso chama neurulação. A separação do sistema cutâneo do sistema nervoso.

O mesoderma vai se transformar na vértebra. O embrião se fecha do meio para as extremidades.

O endoderma no momento em que temos o embrião vai da origem a mucosa interna do tubo intestinal e do trato respiratório. O endoderma se fecha em toda extensão e vira um tubo.

O alantóide vai forma a bexiga urinaria.

O mesoderma induzido pelo notocorda vai libera células pra formar a célula que cobre o tubo neural. O mesoderma intermediário vai da origem a rim e gônadas.

O endoderma vai se fechando e a parte da vesícula vitelina some. E depois aparece a cavidade peritoneal.

O mesoderma começa a formar a musculatura do nosso corpo.

Vai formar o obliquo externo, interno e transverso no abdome e forma a parede abdominal.

Síndrome do abdome em ameixa. Falta da muscularização do mesoderma paraxial que não invadiu entre o futuro peritônio e a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário