segunda-feira, 22 de março de 2010

aula 2

Aula 2

Teratoma sacrococcígeo: inicia-se benigno e em determinado vira câncer e a operação deve ser feita imediatamente. Durante a aula será mostrado a sua causa.

Após a formação do disco bilaminar, há a formação da terceira camada na terceira semana. A nova camada é mesoderma que fica entra a ectoderma e a endoderma.

No disco embrionário na parte de cima é ectoderma que formará o SNC e a pele, a endoderma vai formar a mucosa do trato gastrointestinal e do respiratório e da bexiga urinaria. O resto é formado pelo mesoderma.

Na parte de cima do disco no ectoderma começa uma proliferação celular, que sai do meio do disco e vai pra parte caudal. Forma-se um espessamento no ectoderma que cria uma eminência. A partir do 14º dia começa a formar o mesoderma. Nesse instante qualquer alteração ou problema daí em diante pode ser extremamente perigoso ao embrião e trazer sérias conseqüências à criança.

No espessamento do ectoderma começa a formar um sulco. Esse espessamento chama-se linha primitiva e o sulco chama-se sulco primitivo. Ao final do sulco há uma fosseta primitiva no sulco primitivo. A fosseta fica no nó primitivo que é um cabeçote no meio do disco.

Da linha primitiva começa a sair células novas que vão formar o mesoderma. Essas células vão afastando o ectoderma do endoderma. O mesoderma, portanto teve origem da linha primitiva no ectoderma. A única função da linha primitiva é pra dar origem ao mesoderma.

Entre o ectoderma e o endoderma há a formação da nova camada em quase toda área, menos em duas partes que será visto adiante.

A partir do nó primitivo saem células mais especializadas que saem descolando uma linha bem no meio seguindo a linha primitiva. Denomina-se essa parte de notocorda.

As áreas que não são descoladas e que o mesoderma não consegue entrar porque o ectoderma e o endoderma estão grudados. Na embriologia há uma lei que fala que quando tiver somente ectoderma e endoderma sem o mesoderma no meio, essas áreas vão desaparecer. O mesoderma entre outras coisas será os vasos que vão nutrir, sem eles os tecidos desaparecem. Na parte cranial a membrana orofaríngea será o buraco que dará origem a boca e narinas e na parte de baixo a membrana cloacal dará origem a cloaca.

A linha primitiva que dá origem ao mesoderma e todas as células começa a sumir, já que sua função foi completada. A medida que a linha vai sumindo a notocorda vai aumentando. A notocorda começa a mostrar alguma relação com eixo central do corpo.

Caso um pedaço da linha primitiva não desapareça, esse pedaço vai produzir células desordenadamente. Essa patologia é chamada de teratoma sacrococcígeo.

Conforme vai se formando o processo notocordal é como se enfiasse o dedo e abrindo o canal notocordal. Um pedaço da notocorda fica grudado na ectoderma e outro pedaço grudado na endoderma. A parte de baixo do canal notocordal desaparece, permanecendo apenas a parte de cima do ectoderma. Assim volta a ter uma linha continua e não mais um canal. A fosseta agora comunica o ectoderma com o endoderma. A parte de cima da notocorda que ficou vai se feixar formando, portanto, o canal da notocorda definitivo. O endorderma se reconstitui e se refaz.

O mesoderma é, então dividido em três mesodermas de cada lado. O principal é o que fica lateralmente ao notocorda, são uma coluna de cada lado paralelamente ao eixo que chama-se mesoderma paraxial.

O notocorda vai comunicar ao mesoderma paraxial, e começa a formar a coluna vertebral.

Ao lado do mesoderma paraxial fica o mesoderma intermediário e ao lado do intermediário o mesoderma lateral.

O mesoderma intermediário dará origem aos rins e às gônadas.

Depois que termina a separação dos mesodermas será assim até o final da emgriologia. Forma-se o embrião trilaminar.

Somitos: fatia do pão. Cada somito tem uma parte importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário